19/11/2015

Força da palavra

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas


A força da palavra no livro ou no jornal

            Betty Milan, a romancista de A paixão de Lia, O papagaio e o doutor, ou a ensaísta conhecida por uma meia dúzia de livros polêmicos, sem esquecer da tradutora e da cronista, registra suas incursões por um velho gênero jornalístico: a entrevista.
            Neste livro ela reúne vinte e uma entrevistas publicadas de fevereiro de 92 a agosto de 96 na Folha de São Paulo e no Estado, com escritores, filósofos e psicanalistas de várias partes do mundo.
            Já se disse que a matéria jornalística desaparece no dia da sua publicação. À noite ela já está caduca. Como Betty Milan não é uma profissional da imprensa, ela realiza as suas entrevistas sem se prender às regras básicas do jornal: usa tão somente a sua inteligência. O resultado é um texto que, sem afrontar os objetivos da cobertura jornalística, inscreve-se como um momento de reflexão, ou melhor: de diálogo entre interlocutores privilegiados.
            Suas entrevistas reclamam, portanto, serem resgatadas da página de jornal que, no dia seguinte, vai para o lixo. Elas continuam falando como documento duradouro ou como constelação de idéias de um momento da história do homem: o nosso tempo; que para alguns deve ser chamado de modernidade, para outros, de pós-modernidade.
            Todos conhecemos a resistência de alguns intelectuais a concederem entrevistas, alegando que a ligeireza e o foco da reportagem anulam os pontos essenciais do dito, elegendo como prioridade aspectos acidentais que, ampliados, transformam o que foi dito no que não foi dito.
            Drummond ou Guimarães Rosa, para citarmos dois escritores brasileiros, não davam entrevistas. O primeiro, desde que trocou as funções de chefe de redação de um jornal de esquerda pela de cronista. O segundo, por considerar que o entrevistador sempre pergunta o óbvio. Como a pauta propõe um roteiro mais ou menos padronizado, o repórter da geral, encarregado de entrevistar uma personalidade literária famosa, sai com o mesmo objetivo do dia a dia: rastrear fatos que sejam notícia. Quase nunca o repórter não-especializado conhece o pensamento do entrevistado. A urgência da sua tarefa não permite que ele leia alguns livros de um escritor antes de entrevistá-lo. Deste modo, pergunta aquilo que os outros já sabem.
            Daí a generalização feita por alguns monstros sagrados, colocando num mesmo patamar a entrevista feita por um estagiário, por um “foca”, como se dizia nos meus tempos de repórter, e o diálogo com o jornalista especializado, ou mesmo com o entrevistador free-lancer.
            Betty Milan pertence a última categoria, a do entrevistador free-lancer. Trata-se de uma intelectual inquieta e bem formada (além de bem informada) que brinda o leitor de jornal com entrevistas que são diálogos inteligentes e, por isso mesmo, capazes de extrair o máximo de alguns minutos de conversa.
            Otávio Paz, Jacques Derrida, Edouard Glissant, Michel Serres, Catherine Millot, Alain Didier-Weill, Hélène Cixous, Atrick Grainville, François Weyergans, Alicia Ortiz, Alain Emmanuel Dreuilhe, François Giroud, Hector Bianciotti, Françoise Sagan, Michèle Sarde, Jean Dórmesson, Tajar Ben Jelloun, Alvaro Mutis, Cathalie Sarraute, Dominique Fernandez e Jean-Claude Carrière encontram em Betty Milan uma interlocutora arguta, sempre pronta a ouvir o esperado e o inesperado.
            Sua entrevista com Derrida é uma verdadeira “guerra” de cavalheiros (e damas), um xadrez, pela força da palavra. O filósofo acredita que nada pode ser dito na circunstancialidade do jornal, no turbilhão dos segundos que reclamam a pressa. É como se ele pensasse de fora do tempo, sem as imposições do tempo. Submetido à ordem de Cronos seu pensamento reluta, se rebela e trava; suas palavras se esgotam. A entrevistadora recua, avança, propõe. Conhecendo as manhas da impotência – e as do poder – ela desiste, insiste, e por fim registra o entrecortado e vivo diálogo com o entrevistado.
            A questão da mestiçagem, a aids, o budismo, Marx, a escuta psicanalítica, a literatura, a liberdade são temas presentes nas entrevistas. Clarice Lispector tem destaque nas falas da romancista Hélène Cixous, figura de destaque no nouveau roman, e da psicanalista Antoinette Fouque, uma das criadoras das Éditions des Femmes.
            Na introdução deste livro de escuta, Betty Milan faz uma verdadeira síntese da metodologia da entrevista, revelando o sutil expediente de passar daquilo que o entrevistado quer dizer, isto é, do assunto do seu interesse, àquilo que o entrevistador quer saber. Por fim, ela estabelece um paralelo opositivo entre a sua estratégia e a do jornalista, situando a diferença da escritura precisamente no interesse pela palavra do outro. Em outros termos, na escuta.
            É ela quem diz:
            – “O mundo repetitivo da mídia só dá a palavra ao outro para editar invariavelmente da mesma maneira, e é por isso, contrário ao escritor, que recorre ao verbo precisamente para fazer o mundo variar.”
Enfim, o livro de Betty Milan é um almanaque de variedades, onde as idéias e a força da palavra espreitam o leitor.
           
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A força da palavra no livro ou no jornal. Artigo crítico sobre o livro A força da palavra, de Betty Milan. Rio de Janeiro, Record, 1996, 208 p. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 4 nov. 96, p. 7.

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