E-Books


PARA LER O E-BOOK ESCOLHIDO, CLIQUE NA CAPA  

Clique acima para conhecer o projeto.


       
                     

NOVENTA ANOS DO MODERNISMO.
Segundo Eugênio Gomes: “Godofredo Filho é o legítimo precursor do modernismo na Bahia e um dos melhores poetas brasileiros de sua geração. A rigor, não pertenceu ao grupo de Chiacchio; tinha-se antecipado, alguns anos, em escandalizar as tranquilas consciências literárias de nossa terra, com experiências surrealistas que, se fizeram rir a muitos, deixaram outros apreensivos, pois, também havia certa ordem nessa loucura.” Neste texto, Cid Seixas apresenta as suas primeiras impressões sobre as contradições do modernismo baiano, ora marcado pelas tradições regionais, ora em busca de uma modernidade livre dos percalços da Semana de 22.

DO INCONSCIENTE À LINGUAGEM. UMA TEORIA DA LINGUAGEM NA DESCOBERTA DE FREUD. 
Paralela e independentemente dos postulados de Saussure, Freud esboçou uma teoria neurológica da linguagem que ultrapassa os limites da ciência situada no limiar dos séculos XIX e XX para se inscrever entre as formulação de uma nova e avançada filosofia da cultura. Desde os escritos iniciais, passando pelo Projeto de 1895, até os últimos textos que nos legou, Freud vincula a linguagem verbal aos elementos das suas tópicas. A bibliografia  constante deste trabalho coincide com os momentos em que  a palavra fulgura como condição da consciência e estrutura concreta do inconsciente.

         
           
          

LITERATURA E INTERTEXTUALIDADE, de Cid Seixas, é um estudo sobre a ressonância de vozes no texto literário, que demonstra o permanente diálogo mantido pelas obras entre si, ou pelas diversas manifestações artísticas, onde um texto remete ao universo de outro texto; e onde uma composição musical evoca outra composição. Pintura, arquitetura, cinema, teatro, música e literatura são exemplos de expressões artísticas que não ficaram imunes ao diálogo das obras entre si, numa cumplicidade aliciante para com o público. A troca de experiências é uma atitude essencial do homem, também assumida por uma das manifestações mais complexas do seu espírito: a arte.

CASTRO ALVES E O REINO DE EROS,
por Cid Seixas
A moral sexual da cultura romântica, rasgada por contradições e conflitos, é marcada pela tensão entre o delírio fantasioso do desejo e a expiação obsessiva de culpas imaginárias. O homem, incendiado pela ânsia de vida e de amor, se proíbe a plenitude dessa experiência, recusando à mulher a condição de parceira na procura lúdica. Só é considerada merecedora do amor romântico a virgem de pureza passiva, enquanto a mulher que não se deixa vencer pelo bloqueio da libido poderá ser, apenas, objeto de desejo, saciado no fogo infernal do desprezo e da condenação moral romântica. Diante desse quadro, a obra de Castro Alves surge como uma ilha isolada e plena de desejos, contrastando com os costumes da época.


         
        

DESATINO ROMÂNTICO E CONSCIÊNCIA CRÍTICA. 
UMA LEITURA DE AMOR DE PERDIÇÃO, DE CAMILO CASTELO BRANCO.
Esta abordagem do livro conduz o leitor aos descaminhos do texto, com suas certezas e contradições. A mais romântica das novelas camilianas é vista como antecipação realista, saltando do confronto ao ultrapasse. Metonímia, deslocamento e caricatura são recursos de uma construção fraturada pelo oscilar entre o rigor iluminista e a fluência da emotividade popular que balizaram o autor. 
  
DA INVENÇÃO À LITERATURA: TEXTOS DE TEORIA E CRÍTICA
Reúne artigos sobre o fazer literário em linguagem simples e criativa, destinada ao prazer da leitura. Sobre esta tarefa é o autor quem diz: “Quando meninos, brincávamos de cabra-cega, um jogo no qual, de olhos vendados, procurávamos o que não víamos. Em adultos, encontramos na tela de Goya La gallina ciega uma imagem irônica, mas de construtivo apelo, da tarefa crítica. Sabendo-se de olhos vendados para o que pretende alcançar, a crítica saberá voltar atrás, tentar de novo, procurar do outro lado, e – quem sabe? – até mesmo acertar.”

       
              

STRAVINSKY: UMA POÉTICA DOS SENTIDOS
OU A MÚSICA COMO LINGUAGEM DAS EMOÇÕES
Por Cid Seixas
O ponto de partida da discussão presente neste livro está centrado na obra de Igor Stravinsky Poética Musical, resultado de uma série de seis conferências proferidas, em 1939, na Universidade de Havard, quando o compositor ocupou a Cátedra de Poética Charles Elliot Norton. O fato de um músico ocupar uma cadeira de poética foi recebido com estranheza por algumas pessoas, mas a leitura das partes, ou conferências, que compõem o texto de Stravinsky não deixa margem para qualquer dúvida a respeito da natureza da referida cátedra e da propriedade do tema abordado pelo maestro russo. Lembre-se que durante o século XX grandes escritores e teóricos, como Ítalo Calvino, Umberto Eco e outros proferiram suas seis lições ou propostas para o próximo milênio.

EUCLIDES NETO: ESCRITOR BRASILEIRO
Euclides Neto é um escritor nascido no sul da Bahia e pertencente à geração de ficcionistas de 45, com seus tormentos e conquistas do após guerra. No Brasil, essa geração, intrinsecamente complexa, veio amadurecer e ampliar os recursos do Romance de 30 eclodido no nordeste.
No caso das obras escritas por autores da região cacaueira da Bahia, entre as quais fulguram as criações de Jorge Amado e de Adonias Filho, os romances de Euclides Neto ganham cada vez mais ressonância, desde que foram tomados como objetos de estudo em dissertações de mestrado e teses de doutoramento.



LITERATURA NA BAHIA


       
      

TRADIÇÃO E MODERNIDADE (A LITERATURA NA BAHIA / I) 
Com o subtítulo Impasses e confrontos de uma vertente regional, esta coleção planejada pelo autor pretende reunir diversos textos escritos sobre o tema, ao longo das suas atividades jornalísticas e acadêmicas. Inicialmente, o plano compreende as primeiras manifestações do modernismo na Bahia e seu desdobramento imediato propiciado pelos acontecimentos dos anos trinta do século passado. Constituem este primeiro volume os artigos “GodofredoFilho, pioneiro do modernismo na Bahia”, “Modernismo e tradicionismo na Bahia”, “Quando a poesia era uma festa”e “A poesia do Decano”. Aqui são vistos os embates entre grupos divergentes na sua compreensão do modernismo.

1928: MODERNISMO E MATURIDADE (A LITERATURA NA BAHIA / ii)
Neste volume são incluídos cinco textos cujo enfoque contempla o amadurecimento das propostas de 22 trazidas pelos acontecimentos pós 1928. São eles: “Do modernismo paulista ao regionalismo do Nordeste”, “Uma gesta cabocla do modernismo brasileiro”, “O sumiço da santa: síntese do romance urbano de Jorge Amado”, “O romancinho dos turcos” e “Edson Carneiro, o etnólogo e o poeta desconhecido”. A série de e-books A Literatura na Bahia, com o subtítulo Impasses e confrontos de uma vertente regional, leva gratuitamente ao público da rede mundial de computadores importantes informações sobre a vida cultural baiana. 


        
       

TRÊS TEMAS DOS ANOS TRINTA  (A LITERATURA NA BAHIA / iii)
A autor discute como os Anos 30 foram emblemáticos para a Literatura Brasileira e, especialmente, para a velha capital da Bahia. Apenas, a partir de 1928 a modernidade artística ganhou relevo na Cidade do Salvador que, já nos primeiros séculos de presença europeia, perdeu a condição de metrópole colonial. O padre Antonio Vieira, com sua formação barroca inteiramente constituída na Bahia, foi o escritor de maior expressão da nossa língua. Nenhum outro, formado no Reino representou tão bem o espírito barroco que, assim, pode ser considerado mais uma construção da colônia do que da metrópole. Gregório de Matos, formado em Coimbra, inaugurou a poesia do novo país e, embora pioneiro, não teve a força do prosador educado na província selvagem, cortada pelos reflexos da civilização hispânica. Depois da representatividade literária dos primeiros tempos, somente em raros momentos, como o dos anos 30, a Bahia foi protagonista da cena nacional.

FINAL DOS ANOS XX. (A LITERATURA NA BAHIA / IV)
Este livro é formado por quinze artigos em torno de obras e autores baianos com destacada atuação no período. Os textos foram retirados do acervo da coluna “Leitura Crítica”, assinada por Cid Seixas de 1994 a 1998, no jornal A Tarde, de Salvador. Aleilton Fonseca, Antonio Torres, Aramis Ribeiro Costa, Bráulio de Abreu, Cyro de Mattos, David Salles, Elieser Cesar, Euclides Neto, Gláucia Lemos, Guido Guerra, João Carlos Teixeira Gomes, Ruy Espinheira Filho e outros figuram no livro, sem refletir preferência ou hierarquia, pelo fato de suas obras terem sido abordadas nos últimos anos da coluna, dedicada a livros e autores brasileiros e estrangeiros.

         
             

PEJI DE INVENTOS (A LITERATURA NA BAHIA / V)
Este quinto volume da série Literatura na Bahia reúne dez textos escritos em momentos e circunstâncias diversos, tendo como ponto de identidade o fato de tratar de autores e obras que resultam da condição de ser ou estar baiano. Entende-se a segunda como um modo de caracterizar pessoas que tendo nascido fora, passaram a morar na Bahia e incorporaram traços do viver local. O título do volume resulta da minha própria vivência de baiano de uma cidade negro-mestiça do recôncavo. Em Maragogipe, terra habitada por caboclos, caiçaras, curibocas, negros e alguns brancos, era mais ou menos comum, em meados do século passado, utilizar o termo “peji”, pronunciado baianamente como “piji”, não apenas para designar os espaços sagrados da Umbanda e do Candomblé, mas para caracterizar um lugar onde se vai amontoando um mundo de coisas.

jorge amado: Da guerra dos santos
à demolição do eurocentrisMO

 Assim como os poetas épicos e dramáticos da antiguidade clássica estabelecem um discurso recorrente aos mitos e à tradição da sua cultura, o texto amadiano se instaura como diálogo intertextual com o viver da Bahia, os mitos e tradições dos descendentes de súditos e príncipes africanos trazidos como escravos. Seguindo esta perspectiva crítica, Jorge Amado deve ser visto como um clássico da cultura do seu povo e do seu tempo, cujos temas constroem o perfil do herói coletivo: o homem comum, mestiço e místico.


LINGUAGEM, CULTURA E IDEOLOGIA


         
       

Livro I | A NATUREZA IDEOLÓGICA DA LINGUAGEM
A pesquisa de Cid Seixas, empreendida no final dos anos 70 sobre a linguagem, numa perspectiva da cultura e da ideologia, contrariando os estudos imanentes do estruturalismo, antecipou importantes questões hoje em debate. Entre as manifestações favoráveis ao seu trabalho pioneiro, está a do filólogo Antonio Houaiss, como integrante da banca que avaliou o seu primeiro trabalho acadêmico de porte.

Livro II | A LINGUAGEM, ORIGEM DO CONHECIMENTO
Além de tratar de questões da ideologia, este estudo enfatiza a importância da língua, entendida como concepção e comunicação das idéias, pois é através da linguagem verbal que o conhecimento humano tem existência prática. Se a filosofia da práxis recusa construir suas bases sobre objetos ideais, erigindo o edifício sobre o real apreendido na sua forma de existir, é a linguagem que vai oferecer o ponto de partida. O materialismo dialético se interessa pela língua enquanto prática porque é através da atividade linguística que a consciência se revela e existe para o homem.

          
        

Livro III | SOB O SIGNO DO ESTRUTURALISMO
A perspectiva de Saussure, ao reconhecer apenas a imanência da forma, contraria a crença de autores que  opõem o conceito de estrutura ao de forma. Para Lévi-Strauss, enquanto a última se refere apenas a uma face do objeto, a estruturaabrange o objeto como um todo em que as partes se articulam. Nesta visão estaria a chave para compreender a influência do estruturalismo nas ciências da cultura.

Livro IV | O CONTRATO SOCIAL DA LINGUAGEM
Se a língua é um repositório cultural, onde se guardam as conquistas do homem, nos planos objetivo e subjetivo, ela, ao desempenhar o papel de instrumento de comunicação, influencia o ouvinte e participa ativamente da constituição das novas formas da cultura, que são a materialização da sua memória simbólica.


           

          

Livro V | A LINGUAGEM: DO IDEALISMO AO MARXISMO
Do mesmo modo que é difícil para o estudioso de hoje conceber a realidade como simples resultado de formas apriorísticas da subjetividade – ponto de onde parte a tese idealista –, é igualmente inaceitável a hipótese materialista que pretende desconhecer o papel do indivíduo cognoscente, reduzindo a realidade aos fatos objetivos.


DA INVENÇÃO À LITERATURA: TEXTOS DE TEORIA E CRÍTICA

Reúne artigos sobre o fazer literário em linguagem simples e criativa, destinada ao prazer da leitura. Sobre esta tarefa é o autor quem diz: “Quando meninos, brincávamos de cabra-cega, um jogo no qual, de olhos vendados, procurávamos o que não víamos. Em adultos, encontramos na tela de Goya La gallina ciega uma imagem irônica, mas de construtivo apelo, da tarefa crítica. Sabendo-se de olhos vendados para o que pretende alcançar, a crítica saberá voltar atrás, tentar de novo, procurar do outro lado, e – quem sabe? – até mesmo acertar.”

CONHECER PESSOA


           
         

ESPAÇO DE TRANSGRESSÃO E ESPAÇO DE CONVENÇÃO
Série Conhecer Pessoa, 1
A série intitulada “Conhecer Pessoa” trata de questões da teoria do conhecimento e da arte, a partir das ideias estéticas e da criação poética de Fernando Pessoa. Ao viver com outros indivíduos, o ser humano aceita um conjunto de normas e crenças socialmente compartilhadas, tomando os mitos forjados pelo grupo como representação da verdade.

A CONSTRUÇÃO DO REAL COMO PAPEL DA CULTURA
Série Conhecer Pessoa, 2
Enquanto os animais convivem diretamente com os outros e com a natureza, o homem interpõe os processos simbólicos, ou os signos, como forma de conhecimento e de representação de todas as coisas presentes e ausentes. Desse modo, pode trazer para diante de si objetos distantes, ou até mesmo inexistentes, configurados no universo da linguagem.

           
           

A POESIA COMO METÁFORA DO CONHECIMENTO
Série Conhecer Pessoa, 3 
Em Fernando Pessoa vamos buscar material para afirmar que a transgressão operada pela arte se distingue da transgressão pela neurose, por se converter em força produtiva. A arte não propõe uma acomodação, a partir dos mecanismos interiores, mas uma tradução destas motivações para uma linguagem socialmente compartilhável, como forma de atuação sobre as relações estabelecidas.

O SIGNO POÉTICO, FICÇÃO E REALIDADE
Série Conhecer Pessoa, 4
Embora discuta com respeito e admiração as ideias de estudiosos marcados pelo estruturalismo, Cid Seixas propôs o ultrapasse do método estrutural em favor da compreensão daquilo que hoje se chama de estudos culturais, como aqui se evidencia: Postos diante da obra de Fernando Pessoa temos que rever a teoria estabelecida, do mesmo modo que Jakobson reconhece que, “de acordo com a arte de Pessoa”, a identidade de som e sentido entre os elementos lexicais revela-se equívoca. Se a poesia dos grandes poetas da modernidade, obrigou o Século XX a repensar a teoria da literatura, ela igualmente nos obriga a rever a teoria da linguagem.


            
            

DO SENTIDO LINEAR À CONSTELAÇÃO DE SENTIDOS
Série Conhecer Pessoa, 5
Enquanto se pensa, construir o material do pensamento durante o processo de pensar, seria antieconômico e atrofiaria o próprio processo. A construção do material durante o pensar conduziria a um devaneio da razão. 
Sabemos que o pensamento consciente é marcado por uma certa precisão ou objetividade, imposta pelos limitados e úteis contornos das significações linguísticas. Eles servem de marcos iniciais para a viagem do sujeito, rumo ao desconhecido e aos buracos negros do inconsciente que nos fala e governa. São tais questões da teoria do conhecimento que constituem o quinto livro de Cid Seixas sobre o tema, no contexto da obra de Fernando Pessoa..

O ECO DA INTERDIÇÃO OU O SIGNO ARISCO
Série Conhecer Pessoa, 6
Formando uma constelação difusa de sentidos, o discurso da arte se inscreve no universo simbólico com uma dupla identidade. Através de uma delas, compartilha o conhecimento dos objetos com uma hipotética linguagem primitiva, descrita por Vico e Rousseau. Através da outra, transpõe os limites cognitivos da língua, para captar e enformar as dimensões do real que constituem o reino flutuante de uma outra lógica: o espaço de transgressão. Ou a terceira margem do sentido. Linguistas como Saussure e Hjelmslev são confrontados com semioticistas como Barthes e Umberto Eco para buscar a especificidade do signo da arte.


            
            

A POÉTICA PESSOANA: UMA PRÁTICA SEM TEORIA
Série Conhecer Pessoa, 7
A prática criadora de Pessoa intui que as figuras formativas da linguagem não são simples divertimentos de adultos nem joias para enfeitar o pensamento: a metáfora é como a nave exploratória, que ultrapassa a atmosfera respirável e vence o vazio escuro, em busca de novas formas de vida. Instrumento impreciso do conhecimento, a metáfora é a nau descobridora. Pelo condão da palavra inaugural, vê o que outros olhos não viram ainda, transmudando a visão difusa em objeto esculpido na pedra pela densa luz do dia.

O DESATINO E A LUCIDEZ DA CRIAÇÃO EM PESSOA
Série Conhecer Pessoa, 8

Avesso do personagem do teatro, o personagem da cultura não pode, impunemente, encenar o desejo, guardando as fantasias insatisfeitas em cofres de atos falhos, ou sepultando o desejo acorrentado, sob as pedras do sintoma. Se o menino que brinca consegue transpor as grades  e muros da realidade, o artista reinstaura, na idade adulta, a linguagem esquecida, recuperando a vitalidade e a liberdade capazes de refazer o real, desta vez corrigido, estruturado de uma forma mais adequada e acessível à felicidade clandestina.


            
           

UMA UTOPIA EM PESSOA: CAEIRO, O LUGAR DE FORA DA CULTURA
Série Conhecer Pessoa, 9
Do mesmo modo que o poeta Alberto Caeiro é uma figura de ficção, a natureza por ele evocada em refutação ao simbólico é também uma natureza simbólica, ou, mais precisamente, uma natureza hipostasiada: uma conjectura filosófica. Ao contrário de Kant, Caeiro olha para as coisas, e não para o animal simbólico que as contempla: sua utopia cognitiva consiste em ver o objeto em si, ignorando a relação desse objeto com o sujeito. Essa e outras questões constituem o último volume desta série.

UMA VIAGEM PLURAL  A POÉTICA DE FERNANDO PESSOA
Folhetim, n. 3
Uma assertiva de Fernando Pessoa define a sua poética, onde a neurose e o processo de criação estabelecem um permanente diálogo: “A base do gênio lírico é a histeria.”  Colocando a histeria como fonte do material primeiro da produção lírica, o poeta toma a arte como uma forma de percepção e construção do mundo divergente da forma estabelecida pela tradição da cultura. Mesmo tentando fazer passar a heteronímia como resultado da condição de “possesso”, como na correspondência aos escritores da geração de Presença, romanceando a aparição demiúrgica do Mestre Caeiro, o poeta insiste que é a inteligência juntamente à reflexão que conferem a esse fenômeno o estatuto estético.




           
          

O SILÊNCIO DO ORFEU REBELDE  E OUTROS ESCRITOS
SOBRE MIGUEL TORGA
É uma reunião de textos publicados em jornais, revistas e outras fontes, sobre a obra do escritor português, apontado por Jorge Amado como mais o legítimo candidato da língua portuguesa ao Prêmio Nobel. Neste pequeno livro, publicado em 1999, em edição impressa, e disponibilizado agora em suporte digital, às vezes, o foco resvala da obra para o homem, numa confissão involuntária da crença segundo a qual a escrita se enriquece pelo conhecimento da vida que a gerou.

ORPHEU EM PESSOA
O centenário da revista Orpheu permitiu-nos revisitar, neste ano de 2015, a história de uma publicação de apenas dois números, formada por jovens rapazes.  Não obstante a sua brevidade, Orpheu, fez com que a literatura escrita em português, e nomeadamente a poesia portuguesa, não mais voltasse a ser a mesma. Essa e outras questões, sobre uma geração que teve como centro constelar o poeta Fernando Pessoa, são tratadas neste livro que é uma reunião de alguns trabalhos apresentados ao Simpósio Internacional 100 anos da revista Orpheu: Fernando Pessoa e as Poéticas da Modernidade. São ao todo dez autores que apresentam diferentes enfoques dos temas abordados.

           
            

A TIMIDEZ ESCONDIDA:
UM DIÁLOGO COM CID SEIXAS
Nos anos noventa do século vinte, o escritor e jornalista Guido Guerra traçou um vasto painel da vida baiana, através de diálogos e entrevistas com personalidades das diversas áreas, incluindo ciências, artes plásticas, literatura, cinema, música e outros temas. Publicados, inicialmente na grande imprensa local, estes textos vieram a integrar quatro livros editados pela Assembléia Legislativa, em convênio com a Acamia de Letras da Bahia, no início do século XXI. O diálogo com Cid Seixas apresentado neste e-book foi incluído em 2009 no volume intitulado Imortal irreverência: depoimentos e entrevistas.

OS RISCOS DA CABRA-CEGA: RECORTES DE CRÍTICA LIGEIRA
Organização de Rubens Alves Pereira e Élvya Ribeiro Pereira. Reúne parte da crítica de “rodapé” produzida por Cid Seixas, de 19 de setembro de 1994 a 9 de novembro de 1998, período em que manteve uma coluna semanal no jornal A Tarde, de Salvador, Bahia, totalizando 191 artigos. No irreverente título, o autor cifra um conjunto de referências que diz muito do conteúdo que iremos encontrar no livro, a exemplo do tom irônico e provocativo que assume em relação à crítica literária, a sua e a de outros; a valorização do jogo lúdico que deve predominar em toda relação com o texto literário; a defesa da leveza e da agilidade como princípios básicos da crítica.


Nenhum comentário: