22/11/2015

alemanha

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas

a alemanha de hitler e de sChreber


            Os distúrbios mentais que atormentam o indivíduo e constituem objeto de estudo dos psicanalistas e de outros profissionais em saúde mental, às vezes, adquirem um alcance surpreendente e migram do plano individual para o social. A mesma paranóia típica de um conjunto de pessoas consideradas doentes pode se manifestar como traço nacional.
Quando o desvario de um líder autoritário estabelece identidade com os anseios de grandes camadas da população, fatos de ordem psíquica, por mais estranhos que sejam aos comportamentos tidos como normais, são legitimados por um mecanismo que Rousseau chamou de contrato social. As pessoas incorporam e implicitamente legitimam atitudes anteriormente condenadas.
A chamada Alemanha de Hitler é um exemplo conhecido do fenômeno, por sinal, bastante desenvolvido no âmbito da cultura germânica. Um caso de paranóia que se tornou célebre nos fins do século passado ocorreu com o dr. Paul Schreber, juiz presidente da Suprema Corte da Saxônia. Depois de sete anos de internamento em hospitais psiquiátricos, Schreber teve alta e escreveu as famosas Memórias de um doente dos nervos, nas quais relata situações delirantes envolvendo os limites do poder. Se, por um lado, o paciente tinha o dom de se comunicar com Deus, por outro lado, sentia-se fragilizado diante de possíveis atitudes secretas do seu médico que “mesmo sem estar presente falava diretamente com meus nervos”.
O livro de Schreber mereceu a atenção de Freud, que desenvolveu um estudo clássico sobre o tema. Mas as manifestações delirantes de grandeza são bastante comuns, assim como o uso desenfreado do poder provoca a reação de alguns. Kafka deixa de ser o menino castigado, de modo implacável, por um pai autoritário, para se tornar o construtor de um mundo ficcional onde as malhas do poder corrói a tudo e, conseqüentemente, a si mesmo. Nietzsche ergue o seu castelo de senhor dos ídolos mais ou menos na mesma época em que se desenrolava o drama de Schreber.
A Alemanha de Schreber: Uma história secreta da modernidade é o título do livro de Eric Santner, lançado no ano passado nos Estados Unidos, cuja tradução é agora publicada pela Zahar. A partir das discussões de Freud, Walter Benjamin, Derrida, Foucault e especialmente de Elias Canetti, Santner estuda as correlações dos distúrbios psíquicos ocorridos no campo privado com a esfera pública. A paranóia de Schreber estaria assentada num conjunto de obsessões que caracterizam o final do século passado e o início deste século. Obsessões que ganharam forma perceptível na prática nacional-socialista de Hitler e em outros regimes ditatoriais não analisadas pelo autor de A Alemanha de Schreber.
O homem moderno, que começa a nascer nos fins do século passado e se afirma no início deste século, é marcado por traços de identidade mais ou menos comuns aos seus contemporâneos, estudados nos tratados sobre a modernidade. A estas características, uma outra, esquecida ou ocultada, estaria agora sendo acrescentada pelo livro de Santner? A paranóia? Ao identificar as matrizes do caso Schreber, seus poderes e seus inimigos secretos, com os elementos determinantes  da história política do nosso tempo, o autor de A Alemanha de Schreber subintitula o seu livro Uma história secreta da modernidade.
Perpassada por uma camada de ironia, a escolha sintetiza uma das teses debatidas. Não é casual, portanto, a eleição de textos literários de Hoffmann e Kafka, por exemplo, ou da indeterminada escritura de Nietzsche.
O livro de Eric Santner vem se juntar às mais importantes articulações da psicanálise com as teorias da cultura, dando continuidade a uma vertente inaugurada pelo próprio Freud e seguida por destacados pensadores do nosso século. É por isso que Diana Fuss afirma que “A Alemanha de Schreber é a mais importante publicação de teoria psicanalítica desde O anti-Édipo de Deleuze e Gattari.” Entendendo-se aqui a expressão “teoria psicanalítica” como designação de uma parte dos estudos multiculturais. A afirmativa de Fuss pode ser complementada pela observação de Slavoi Zizek: “A Alemanha de Schreber é um verdadeiro achado, estabelecendo um noivo padrão de uso de idéias psicanalíticas para analisar fenômenos políticos e ideológicos.”
Na paranóia, o sujeito que tudo pode é também fragilizado diante de perseguidores com motivos secretos. Aí está o elo entre a paranóia de um indivíduo e os regimes de exceção que governam os países. Do mesmo modo que os ditadores se investem de poderes absolutos, eles se sentem ameaçados por todos aqueles que foram privados de qualquer forma de poder. Os prisioneiros, os desterrados e até mesmo os mortos podem estar tramando secretamente.
           
_________________________________

A Alemanha de Hitler e de Schreber. Artigo crítico sobre o livro A Alemanha de Schreber: Uma história secreta da modernidade,  de Eric Santner. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 03 nov. 97, p. 7.

*  *  *

Correspondências para esta coluna:
R. Alberto Pondé, 147/103. CEP 40.280-630,
Salvador, Ba. Fone 351-8971