21/11/2015

ossos da noiva

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas

Os ossos da noiva

Charles Kiefer, autor de obras como Caminhando na chuva (já em 12ª edição), Valsa para Bruno Stein (5ª ed.), O pêndulo do relógio (7ª) e do mais recente Borges que amava Estela e outros duplos, publicou no ano passado pela Mercado Aberto Os ossos da noiva.
Pau-d’Arco, pequena cidade de colonização alemã, é o cenário da história deste escritor gaúcho. A presença do negro José Cármio, elegante e bem educado representante comercial, já é motivo de estranhamento. Mesmo Gustavo Brechen, bem sucedido comerciante, que apreciava as qualidades do vendedor ambulante, não entendia como um negro pobre e baixinho fosse uma pessoa tão cativante.
Nas intermináveis partidas de xadrez com Thiago Lamprecht, o velho Brechen avaliava as qualidades do negro. Mal suspeitava que sua filha Circe ficou igualmente impressionada, a ponto de vir a se casar com José Cármio. Logo ela, moça de inteligência e qualidades que se sobrepunham aos pequenos horizontes de Pau-d’Arco, pensavam alguns.
Uma tradição cultivada pelos moradores da cidade desde os anos quarenta, ou muito antes, talvez, era o Baile dos Noivados, onde os pares, felizes, compartilhavam com a sociedade de Pau-d’Arco a alegria das valsas. O alfaiate João Felício assim resumiu a um certo Charles, sobrinho de Circe e narrador da história, os acontecimentos daquela noite: “O clube não proibia a entrada de gente de cor no salão, apenas na pista de dança, para evitar que as mulheres brancas fossem molestadas. O erro de Dona Circe foi insistir com José Cármio para que dançasse. Tu sabes como ela era teimosa e determinada. A simples proibição a excitava, tornava o desafio mais interessante. Tua tia não era mulher para a nossa cidade”.
Quando ela puxou José Cármio para o meio do salão, os casais abandonaram a pista: “Tua tia e o negro tentavam sair da roda, furar o cerco, mas não conseguiam. Qualquer outra mulher teria chorado, mas ela encarou-os de frente (...). Como as águas do Jordão, o círculo se abriu, os antigos colegas de infância, os pretendentes preteridos, as supostas amigas, gente da mesma cor e da mesma religião, outros que sequer a conheciam, formaram um corredor polonês. E então com passos contidos, ela parecia estar numa passarela, dona Circe atravessou o muro da vergonha de mãos dadas com José Cármio, sorrindo.”
Quando os preparativos do casamento envolviam toda a família Bhechen, resignadamente satisfeita com a união, ocorre a inexplicável morte do noivo.
Até aqui a trama do livro se aproxima das muitas obras que retratam amores impossíveis. De fato, este é o centro da narrativa. Ocorre que Charles Kiefer não é um escritor romântico caudatário, mas o narrador poderoso e bem formado. Assim ele pode, sem correr nenhum risco, usar ingredientes diversos para compor uma obra forte e atual, onde o preconceito, os costumes de uma cidade de “gringos” e os mais densos sentimentos humanos estão plasmados na narrativa precisa e bem urdida.
São focos e situações superpostas que se entrecruzam na urdidura do livro para ir formando o conjunto arquitetônico traçado e fielmente seguido. Aqui não são os personagens ou a narrativa que conduzem o narrador. É o projeto, a engenharia das tramas, que assegura a execução de cada ponto e de cada traço. O resultado é obtido por flashbacks, monólogos e focos de narrativa a passear pelo diversificado cenário, como luzes que descobrem num canto do palco pedaços de um tempo morto.
A narrativa começa com o monólogo rememorativo: “Tia, suponho que hoje, quando deste o último ponto na toalha de crochê, antes de espetares a agulha no restante do novelo, suspiraste aliviada.”
A partir daí acompanhamos a vida de solteira da protagonista, a mesma Circe dos dias de José Cármio. O sobrinho a rememorar os fatos presenciados e ouvidos de dizeres. Passamos dos pontos de agulha de uma solitária senhora, das “finíssimas peças de frivolité” à tessitura de uma obra conduzida por mãos destras e pacientes: “Tia, estou tentando escrever um romance sobre a tua vida. Creio que este sempre foi o teu desejo.” Assim, personagem e narrador se confundem nas suas urdiduras, nos mesmos arremates de tecidos diversos. Do crochê e do texto, da costura e da escrita. Em outro momento, ao identificar o narrador como sendo um incerto Charles, enquanto “dividia uma cerveja com o Osmar Kiefer”, o leitor é arremessado de dentro da narrativa para a capa do livro, onde aparecem nome e sobrenome do autor. É como se realidade e ficção andassem juntas, reproduzindo no texto a composição fragmentária de peças de bordado que, somente ao se juntarem, permitem visualizar o mosaico.
Este emaranhado de pontos e arremates também nos leva ao título do livro. Ao provar o paletó com que iria ao Baile dos noivos, José Cármio se interessa pelos livros espalhados na alfaiataria de João Felício. E este; perguntou. Os ossos da noiva; responde o alfaiate, uma história de amor e preconceito. “Para não deixar a filha casar com um negro, o pai manda matar o noivo. Depois, enterram o sujeito dentro do automóvel da família, para que pareça roubo seguido de fuga. A pobre fica à espera do amado durante décadas.”
Lembradas algumas pequenas peças que constituem esta narrativa, resta-nos apenas deixar ao leitor o prazer de reuni-las. Prazer que, seguramente, será proporcionado pela leitura deste romance de Charles Kiefer.

_________________________
Os ossos da noiva. Artigo crítico sobre o livro Os ossos da noiva, de Charles Kiefer. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 24 mar. 97, p. 7.

*  *  *

Correspondências para esta coluna:
Rua Alberto Pondé, 147 / 103.
CEP 40.280-630, Salvador, Ba. Fone 351-8971.