22/11/2015

romance sem terra

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas

romance doS sem terra

            A literatura, quase sempre, resgata momentos e circunstâncias já passados, sabendo que a recriação perpetua na memória aquilo que não se quer morto. Por isso, afastando-se da mobilidade do texto jornalístico, o texto ficcional movimenta-se lentamente em busca de novos focos. Os grandes ciclos temáticos que permitiram a reunião de autores e romances em torno de um núcleo comum constituíram-se quando os fatos geradores de tal confluência já se modificavam. O tempo da narrativa recua alguns anos antes do tempo em que a narração se tece.
            O distanciamento necessário à reelaboração das emoções faz com que o escritor se afaste do redemoinho das coisas acontecentes e resgate aquilo que se perdeu ou que está se perdendo. É como se ficção e memória constituíssem um elo indissolúvel na corrente da escrita literária.
            Quando um acontecimento que ainda se constitui e desdobra é objeto da ficção, somos surpreendidos por um desconforto inquietante. Por uma suspeita difusa. Estamos no território romanesco ou no vértice dos acontecimentos, da reportagem?
            É em tais circunstâncias que aparece o romance Os náufragos da terra,  de Soria Machado, trazendo para a ficção os conflitos gerados pelos sem-terra, quando milhares de homens e mulheres, excluídos do testamento de Deus, reclamam uma nova partilha do espólio. Ao transferir o drama destes “novos judeus”, em busca da terra prometida, das páginas dos jornais ou das imagens da televisão para o espaço ficcional, O. Soria Machado aproxima a todos nós, alheios à verdadeira dimensão humana do conflito, do centro dos acontecimentos.
            Pelos caminhos da narrativa de Os náufragos da terra, o leitor é exposto à desesperança dos deserdados e à indiferença de todos nós. O cenário em que o romance particulariza este drama geral é Fortaleza dos Amparos, pequena cidade do Rio Grande do Sul, onde estancieiros, políticos e burocratas vêem seu paraíso invadido por criaturas famintas. A cumplicidade omissa do governo — vemos tão nitidamente na ficção quanto na realidade — estimula a arrogância dos herdeiros dos bens da terra e a reação de revolta e desespero dos deserdados. Como bem se disse, o romance evidencia a indiferença e a imobilidade das autoridades, o jogo político que cria a ilusão de que algo está sendo feito.
            Ao criar um novo ciclo ou um novo filão temático do romance brasileiro, O. Soria Machado não toma posição por nenhum dos protagonistas do conflito. Ele se limita a mostrar o conflito do mesmo ponto de vista que os nossos olhos estão habituados a ver. O foco do romance capta o olhar dos homens da cidade, dos fazendeiros, das autoridades e, por fim, de um segmento da igreja preocupado com o destino do homem enquanto animal da terra.
            A tomada de partido em favor dos sem-terra pode ser vislumbrada tanto no dilema do bispo, entre manter a Igreja submetida às doações dos mais ricos ou levar a sua voz para confortar os mais pobres, quanto no forte sentimento cristão do padre Valério, que abandona a segurança de uma paróquia para se arriscar levando a mensagem da sua igreja aos aflitos.
            O padre Valério representa aqueles sacerdotes que não cederam à conveniência da submissão aos poderosos, mas acreditam no dever cristão de levar a esperança aos desesperados. Por esta fidelidade religiosa, que lhes obriga a trocar os favores dos “bem nascidos” pelos deveres da consciência, são vistos com desconfiança. Como a igreja, com a exceção de Francisco de Assis e de outros homens santos, sempre se aliou aos poderosos, a submissão de um padre aos princípios da sua fé é vista como intolerável desobediência aos escolhidos pela sorte para desfrutas as delícias do mundo.
            Falta ao livro de O. Soria Machado a perspectiva do sem-terra. Muito embora seu texto revele uma tomada de partido, implícita na escolha das situações, os excluídos da terra não ganham o estatuto de personagens, mas de simples tipos que transitam anonimamente. Os heróis, os protagonistas, são todos habitantes deste outro Brasil ao qual pertencemos, nós leitores e o autor. Por isso é que este texto não contempla o olhar dos sem-terra, a sua perspectiva, a dimensão maior do seu drama.
            E isto se entende. Embora autor de livros como Descaminhos, Fronteiras amargas e Territórios perdidos, O. Soria Machado divide-se entre o ficcionista, o criador de realidades, e o cientista, o estudioso de desenvolvimento regional. O possesso, o criador de fantasias ainda não conseguiu expulsar do seu gabinete o pesquisador, o homem empenhado em entender o homem.
            Somente quando isto acontecer, uma outra lógica, a lógica do outro, um outro olhar, o olhar dos personagens, substituirá o engajamento pessoal e a fidelidade factual pela irrecusável realidade da ficção.
            Enquanto isto não acontece, o romance Os náufragos da terra continua valendo como iniciador do que pode vir a se constituir num filão temático da nossa prosa de ficção. Mas como todo início, marcado pelos artifícios de um projeto. Pela estrutura aparente que se expõe aos olhos, desviando o olhar das coisas difíceis de ver.
            Quando o romance ideológico dos anos trinta começava, também trazia as marcas da filiação partidária. Quanto um técnico abandona o mundo áspero da técnica e se compromete com a re-humanização possível, também o começo é vacilante.
            Talvez este seja o começo de algo novo.

____________________________

Romance dos sem terra. Artigo crítico sobre o livro Os náufragos da terra,  de Soria Machado. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 22 set. 97, p. 7.


*  *  *

Correspondências para esta coluna:
R. Alberto Pondé, 147/103. CEP 40.280-630,
Salvador, Ba. Fone 351-8971