22/11/2015

drummond arco

LEITURA CRÍTICA ––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––––– Cid Seixas

Drummond e o arco de Eros

Considerado por muitos como a maior expressão da poesia brasileira de todos os tempos, Carlos Drummond de Andrade teve sua obra estudada por grandes figuras do ensaísmo e da crítica. Em Confidência mineira. O amor na poesia de Carlos Drummond de Andrade, Mirella Vieira Lima dá a sua contribuição ao entendimento da lírica drummoniana, centrando o seu interesse nas manifestações amorosas presentes nesta poesia essencialmente voltada para a compreensão do sentimento do mundo.
O livro publicado pela EDUSP é resultado de alguns anos de trabalho e pesquisa da autora, tendo sido defendido como tese de doutorado em Letras na Universidade de São Paulo. Além das fontes impessoais e acessíveis a todo leitor, Mirella Vieira Lima teve acesso a documentos pessoais de Drummond e a edições raríssimas, confiadas a bibliófilos e colecionadores. Com isso, cercou-se de elementos necessários para a compreensão do amor na poesia de Drummond.
A partir do sentimento de culpa que acompanha a plenitude amorosa e o trajeto das flechas de Eros, a autora elege um eixo central de referência temática, depois transformado em lugar de expectação da sua análise. Pelo trabalho de interpretação que Mirella Vieira Lima dedica neste livro a diversos poemas de Drummond, o leitor poderá observar que a poesia amorosa do autor não se perde nos labirintos do amor sem corpo, mas atinge o cerne do desejo carnal.
Carlos Drummond de Andrade é o poeta do amor absoluto, tão bem evocado nestes versos de “Amor e seu tempo”, que nos foram confiados para publicação no Jornal de Cultura, editado de 1973 a 1975 nos hoje extintos Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Incluído ainda no livro As impurezas do branco, permita o leitor a sua transcrição, pela pertinência com relação ao tema de Confidência mineira:
           
Amor é privilégio de maduros
estendidos na mais estreita cama,
que se torna a mais larga e a mais relvosa,
roçando, em cada poro, o céu do corpo.

É isto, amor: o ganho não previsto,
prêmio subterrâneo e coruscante,
leitura de relâmpago cifrado,
que, decifrado, nada mais existe

valendo a pena e o preço do terrestre,
salvo o minuto de ouro no relógio
minúsculo, vibrando no crepúsculo.

Amor é o que se aprende no limite,
depois de se arquivar toda a ciência
herdada, ouvida. Amor começa tarde.

Se, na maturidade, Drummond vai ao encontro de um amor sem culpas, a sua poesia apresenta momentos marcados pela expiação mais funda. Analisando o poema “Sombra das raparigas em flor”, Mirella evidencia como o desejo sexual é tomado pelo poeta como uma força maléfica. “O adjetivo torto expressa essa condenação dirigida à própria libido, evidenciando rejeição à sexualidade.”  Mas na análise de “Campo de flores” ela reconhece que Drummond encontra no amor “poder de revelação – luz”.
Não esqueçamos que a tradição da poesia brasileira está enraizada na visão “cristã” do ato de amar como pecado original. Desde a Idade Média, quando os cânticos moçárabes elegiam o sentimento carnal como epifania do homem, a atuação do clero na Península Ibérica impunha uma visão do amor humano como força diabólica. A regra de ouro das cantigas de amor galaico-portuguesas era promover a excelência de um amor a nível espiritual, inteiramente destituído de corpo. Esta perspectiva atravessa o século XV e chega ao Renascimento. Um dos mais vivos diálogos em verso do Cancioneiro geral, de Garcia de Resende, confronta Ayres Teles e o Conde de Vimioso numa peleja sobre o desejar e o bem-querer. Obediente à visão “cristã”, o Conde encerra um dos seus versos com o voto de castidade: “Prazer nem por pensamento”. Vem daí a ambivalência ou a fratura presente na poesia de Camões  e posteriormente transmitida à lírica brasileira.
A moral do mundo ocidental cristão não vê com olhos de tolerância a presença da sexualidade nas relações interpessoais. Trata-se de um vício a ser extirpado. A poesia de Drummond não fica imune a esta interdição, mas reage através de mecanismos inconscientes destinados ao atenuamento da culpa.
É assim que aparecem as imagens de ascensão e queda que Mirella Vieira Lima tão bem localiza na poesia de Drummond. Um outro céu é proposto pelo poeta como lugar de chegada dos amantes satisfeitos. Nos poemas da maturidade, concordará conosco a autora desta Confidência mineira, o caminhante consegue alcançar o céu, “imagem de perfeição e satisfação completa”.

______________________________

Drummond e o arco de Eros. Artigo crítico sobre o livro Confidência mineira. O amor na poesia de Carlos Drummond de Andrade, de Mirella Vieira Lima. Coluna “Leitura Crítica” do jornal A Tarde, Salvador, 19 jan. 98, p. 7.

*  *  *

Correspondências para esta coluna:
R. Alberto Pondé, 147/103. 40.280-630, Salvador, Ba.